Resgatar o papel da Escola como lócus de construção de aprendizagem que só nela é capaz de ser estruturada, é uma tarefa que exige esforço articulado e definição cristalina de onde queremos chegar.
O nosso objetivo nesta Secretaria é de implantar na educação um ensino em consonância com os preceitos legais da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases - LDB Nº 9.394/96 que legitimam a acessibilidade e a apropriação do saber.
Garantir e/ou consolidar esses direitos que rezam nos textos legais é importante, porém deve ser imperativo propor uma educação concebida em um paradigma qualitativo. Em face ao exposto apresentamos a Proposta Político-Pedagógica onde se elegeu como suporte teórico, concepções de pedagogos e estudiosos de referência transnacional e nacional, tais como: Vygotsky, Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Pedro Demo, entre outros.
Com a intenção de cumprir (e é nosso compromisso) desafios tão ingentes e de relevo elancados abaixo:
- Consolidar o direito universal à educação que está incluso nos dispostos legais: CF e LDB;
- Otimizar a comunicação com os núcleos gestores;
- Promover o diálogo com o corpo docente do ensino fundamental tencionando detectar sua prática pedagógica e expectativa;
- Envolver e possibilitar que os professores repensem sobre sua atuação e que conscienciosamente busquem implementar ações significativas;
- Identificar a linha pedagógica adotada na escola, através de diálogo e/ou aplicação de questionários;
- Subsidiar os professores de ações pedagógicas (que não devem ser concebidas como receituário);
- Acompanhar sistematicamente a execução das atividades pedagógicas;
- Observar a aplicabilidade do material didático-pedagógico;
- Investir na formação continuada de corpo docente e coordenador pedagógico;
- Elevar o índice de alfabetizados, ou seja, de alunos com excelente nível de aprendizagem;
- Eleger estratégias que venham reduzir substancialmente o índice de evação escolar;
- Diagnosticar o nível de aprendizagem do alunado, através de observação e de aplicação de instrumental (questionário) da instância local, estadual e federal;
- Estimular a participação efetiva dos alunos nas atividades intra-extra escolar;
- Elastecer o compromisso com a formação do homem/cidadão criativo, crítico e sujeito legítimo capaz de transformar o statu quo da sociedade;
- Investir em um currículo de qualidade tendo como suporte os PCN;
- Incentivar a inversão da síndrome do fracasso escolar, através de atividades de reforço e monitoramento;
- Observar que táticas são aplicadas para reduzir a dispersão e saídas excessivas de sala de aula;
- Otimizar a promoção de atividades que abordem tácita e expressamente conceitos de patrimônio, público, privado, conservação e vandalismo;
- Viabilizar que as escolas incrementem atividades sócio-pedagógicas;
- Verificar se há valorização à tríade professor/aluno/família no âmbito das escolas;
- Democratizar o acesso de instituições à escola que tenham projetos pedagógicos e culturais sem ônus para a escola;
- Celebrar parceria com vários segmentos da sociedade com a finalidade de construir juntos, uma educação de qualidade (o que não significa cercear a função peculiar do aparelho escolar);
- Incrementar a democratização de recursos tecnológicos;
- Investir na merenda escolar obedecendo o que reza as diretrizes do Conselho de Segurança Alimentar - CONSEA (com teor nutritivo de acordo com as necessidades orgânicas do alunado);
- Viabilizar a aquisição de um excelente uniforme escolar, padronizado que trará a elevação da auto-estima do educando, redução das despesas dos pais;
- Investir na infraestrutura escolar com reformas e construções compatíveis de acordo com as peculiaridades das Unidades Escolares; e
- Ampliar a frota de ônibus para os alunos, via esferas estadual e federal.
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